quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Responsabilidade do Sócio na Sociedade Limitada (LTDA).

Discorra sobre as Responsabilidades dos Sócios nas Sociedades Limitada (Ltda).

A responsabilidade de cada sócio é limitada ao valor de suas cotas, mas quando integralizada respondem solidariamente, sendo assim se o capital social estiver totalmente integralizado eles não possuem nenhuma responsabilidade pelas obrigações da empresa, mesmo quando a empresa dever mais que a cota que possuem, o patrimônio dos sócios não será atingido e o saldo devedor será de responsabilidade de credor. O sócio com maior numero de cotas é o mais responsável pela empresa, sendo que, ele ´q quem toma a maior parte das decisões. Existem duas formas que eles fazem as mudanças necessárias na empresa:

  • Reuniões: quando o numero de sócios for menor de 10.
  • Assembleias: quando o numero de sócios for mais que 10.

Qual das duas será usada será especificado no contrato social da empresa de acordo com o numero de sócios que ela possuir, essas reuniões/Assembleias são feitas para:

  • Aprovar contas;
  • Modificação do contrato social;
  • Incorporação e fusão entre outras;
  • Designação da remuneração;
  • Destituição dos administradores.


Michelle Gebaili                  RA 3714659617

7 comentários:

  1. Art. 1.052. Na sociedade limitada, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social.

    Quando a parte do capital social não é integralizada, os sócios respondem solidariamente pela quantia que falta para completar a integralização, cabendo ação de regresso contra o sócio que efetivamente não integralizou sua parte. Sendo assim, em dívidas da sociedade os credores só podem executar os bens dos sócios até o limite que falta para a integralização do capital social da empresa.

    Beatriz Harumi RA:3773693285

    ResponderExcluir
  2. Constituída por: Capital Social e Cota.
    Onde, contudo a responsabilidade de seus sócios é limitada e respondem solidariamente. Se acaso ocorrer inadimplência da empresa cada sócio estende-se, solidariamente à integração das cotas subscritas pelos outros sócios, o patrimônio pessoal de cada sócio não fica exposto, a obrigação de cada um é a integralização da sua quota, sendo assim o patrimônio pessoal de cada sócio não responde por dívidas da sociedade. Se houver falência e o capital social estiver totalmente integralizado, o prejuízo será dos credores, pelo fato de que o patrimônio pessoal dos sócios não possa ser usado. Se acontecer de uma parte do capital social não ser integralizada, cabe aos sócios responderem solidariamente pela quantia que falta, podendo assim entrar com uma ação de regresso contra o sócio que não integralizou sua parte. Quanto maior o poder cotas, maior poder de decisão.

    Jesselina Aparecida Ramos Ponciano RA 3715667513

    ResponderExcluir
  3. A sociedade limitada ela formada por duas ou mais pessoas onde cada sócio é restrita ao valor de suas cotas , essas cotas podem ser iguais ou desiguais cabendo uma ou mais a cada socio, os socios tem responsabilidade limitada ao valor de suas cotas respondem solidariamente de forma limitada ao valor de suas quotas pela integralização do capital social. A sociedade limitada auxilia na constituição de uma empresa e possui como elemento fundamental o contrato social. Se o capital estiver integralizado , como os socios respondem solidarimente eles não possuem nenhuma responsabilidade pelas obrigações da empresa, mesmo quando a empresa dever mais do que as cotas que possuem, o patrimônio dos sócios não será atingido e o saldo devedor será de responsabilidade de credor. O socio que tiver o numero maior de cotas ele tem um maior poder de decisão da empresa.
    BIANCA DIAS RIBEIRO
    RA: 3776770727

    ResponderExcluir
  4. A responsabilidades de cada sócios é restrita ao valor de suas cotas, mas todos solidariamente pela integação do capital social, e também se comprometem à integralização do montante,mediante ao fornecimento de dinheiro, bens ou créditos, para a formação do capital social,que é essencial para o início das atividades empresárias.

    Thamires da Silva RA 3776759770

    ResponderExcluir
  5. Os sócios respondem dentro de certos limites, ou seja, o total do capital subscrito e não integralizado, mas todos respondem solidariamente pelo capital social.
    Nessa sociedade o patrimonio pessoal dos sócios não é comprometido. O sócio possui um periodo definido para integralizar o capital prometido por cada um no contrato e enquanto não realizam esse pagamento, ficam devendo a sociedade, portanto so podemos pagar por aquilo que foi estabelecido no contrato social de acordo com a quota de cada sócio, e em caso de divida da empresa, os sócios pagam as dividas solidariamente, ou seja podem obtar por vender um bem pessoal que possui para arcar prejuizos.

    Wenin Cristina RA: 4251860933

    ResponderExcluir
  6. A responsabilidades do socios e restrita ao valores de suas cotas, mas todos respondem solidariamente pelo capital social.
    A sociedade limitada auxilia na constituição de uma empresa e possui como elemento fundamental o contrato social.
    não possue nenhuma responsabilidade pelas obrigações da empresa.

    Janaina Oliveira RA: 4251864591

    ResponderExcluir
  7. Responsabilidade do Sócio na Sociedade Limitada (LTDA.).
    As sociedades limitadas são aquelas que o capital social é representado por quotas,onde a responsabilidade dos sócios no investimento é limitada ao capital social investido.é de responsabilidade direta de cada sócio a obrigação de integralizar as quotas de todos os sócios.

    PRISCILA SANTOS SILVA 1299188717

    ResponderExcluir