quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Tipos de Sociedade



Sociedade Personificada:
É a sociedade legalizada, formada mediante a um contrato escrito, de acordo com a lei. Possuem uma personalidade jurídica, formal, tendo o direito de ser chamada pessoa jurídica, cujas clausulas contem o nome, sendo necessário constar algumas exigências: denominação, objetivo, prazo de duração, capital, descrição do sócio que responde pela administração da sociedade.
A Sociedade Personificada divide-se em Sociedade Empresaria e Sociedade Simples.
Sociedade Empresaria: Constituída no mínimo duas pessoas, com objetivo descrito em seu contrato social.
Sociedade Simples: Sociedade que presta serviço, criando como regra não exercer atividade própria de empresário.

Sociedade Não Personificada:
É a sociedade que de acordo com a lei, não possui personalidade jurídica, pelo motivo de não possuir seu registro obrigatório. Sem essa formalidade ela passa a ter alguns problemas e principalmente deixa de ter alguns direitos.
Esse tipo de sociedade desenvolve suas atividades econômicas, mas não possui registros formais.
A Sociedade Não Personificada divide-se em Sociedade Comum e Sociedade em Conta de Participação
Sociedade Comum: É a sociedade que une algumas pessoas que desenvolvem uma atividade econômica mas não se preocupam com os registros.
Sociedade em Conta Participação: Existem dois tipos de sócios.
1º Sócio Oculto- Não aparece
2º Sócio Ostensivo- Responsável perante terceiros, pode até se constituir mediante um contrato, mas não é arquivado.



Thaís Portes de Almeida RA: 1299884150

8 comentários:

  1. Sociedade Não Personificada pode ser:
    COMUM e CONTA DE PARTICIPAÇÃO.

    A COMUM é irregular quando já passou do prazo limite de 30 dias para ser regulada com todos as papeladas, e esta sujeito a multa e a ser fechada.

    A CONTA DE PARTICIPAÇÃO é legal/regular, uma sociedade unica, sem CNPJ, esta fundamentada em uma lei especifica para ela.

    Sociedade Personificadas pode ser: SIMPLES ou EMPRESÁRIA.

    SIMPLES se resumem para um fim especifico, fim de pesquisa, registrada no cartório de pessoas naturais, não busca lucros, não tem ato de empresa.

    EMPRESARIA visa lucro, esta registrada na junta, e precisa ter atos de empresa tipo condição de pagamento e liquidação.

    Michelle Gebaili RA 3714659617

    ResponderExcluir
  2. A Sociedade Não personificada, por não possuir o ato constitutivo não registrado, não tem personalidade jurídica. Apesar da sociedade não possuir personalidade jurídica, tem patrimônio constituído pela união do capital de seus sócios para a atividade empresarial, o fim é atender as obrigações contraídas pela sociedade, porém não há separação patrimonial, ou seja, os sócios têm responsabilidade ilimitada.
    Ao contrário da sociedade não personificada, a sociedade personificada pode requerer a recuperação judicial, que visa proteger a empresa. A sociedade personificada tem sua a constituição e desenvolvimento da atividade empresarial dentro de uma formalidade legal. A sociedade pode ser dividida em sociedade simples e empresária.

    BEATRIZ HARUMI RA 3373693285

    ResponderExcluir
  3. Sociedade Não Personificada: Não possuem personalidade jurídica, se subdividem em duas sociedades: Conta em participação e Sociedade em Comum.
    Conta em participação: Não possui registro, apenas um contrato de uso interno firmado por seus sócios. E nela existem dois tipos de sócios: Ostensivo e o Participante (oculto).
    Sociedade em Comum: Classificada como despersonificada por não ter registro na junta comercial ou por não possuir contrato social.

    Sociedade Personificada: Possuem personalidade jurídica, legalmente registrada, se subdividem em duas sociedades: Sociedade Empresária e Sociedade Simples.
    Sociedade Empresária: Considerada a antiga sociedade comercial, pelo fato de ter por objeto o execício de atividade econômicas para produção ou circulação de bens e serviços.
    Sociedade Simples: Considerada a antiga sociedade civil, organizada no mínimo por duas pessoas, não mercantil, ou seja, para exercer fins intelectuais, de natureza científica, literária ou artística.

    Jesselina Aparecida Ramos Ponciano RA 3715667513

    ResponderExcluir
  4. A sociedade personificada e aquela que possui registros, e encontra se de acordo com a lei, ela se divide em sociedade empresaria e sociedade simples, assim ela sendo registrada ela tem direito aos beneficios de incentivo do governo e se preciso poderá até decretar falência.
    Já a não personificada ela não possui registro de acordo com a lei, ela desenvolve suas atividades normais, e com esse problema ela deixa de ter incentivos do governo, exemplo: carta de credito e etc, ela se divide em sociedade comum e sociedade em conta de participação, pois essa sociedade são pessoas que não se preocupam com registros.

    Wenin Cristina RA: 4251860933

    ResponderExcluir
  5. A Sociedade PERSONIFICADA PODEM SER DIVIDIDAS EM SOCIEDADES, EMPRESÁRIA,SIMPLES(COOPERATIVAS:

    É UMA SOCIEDADE QUE ADQUIRI PERSONALIDADE JURÍDICA COM REGISTRO,E PODE SER CONSTITUÍDA PELO UM CONTRTO ESCRITO TANTO PARTICULAR OU PÚBLICO.
    E TAMBÉM E AQUELA QUE É CONSTTUIDA SEM FORMALIDADES LEGAIS.

    SOCIEDADE NÃO PERSONIFICADA:

    É AQUELA QUE NÃO TEM UM CONTRATO SOCIAL,E NÃO POSSUI PERSONALIDADE JURÍDICA,E NÃO POSSUEI REGISTRO DOCUMENTALMENTE, E QUE NÃO ARQUIVOU SEUS ATOS CONSTITUTIVOS, PORTANTO SÓ TEM VALO ENTRE OS SÓCIOS.
    PORTANTO A SOCIEDADE NÃO PERSONIFICADA PODE SER DIVIDA EM: SOCIEDADE EM COMUM E SOCIEDADE EM CONTA DE PARTICIPAÇÃO.


    THAMIRES DA SILVA SANTOS RA:3776759770

    ResponderExcluir
  6. Sociedade personificada

    A sociedade personificada e de acordo com a lei, pode ser constituida por um contrato escrito, particular ou publico , desde que haja um contrato escrito em que haja endereço , denominação, objeto, sede e prazo da sociedade,a quota de cada sócio no capital social, e o modo de realizá-la, a participação de cada sócio nos lucros e nas perdas, nacionalidade por se tratar de pessoa jurídica.

    Sociedade Não Personificada

    A sociedade não personificada ela tem um sentido amplo onde ha socios entre terceiros ou entre si, através de um contrato de sociedade formal, escrita ou oral. Os bens e dívidas sociais constituem patrimônio especial, do qual os sócios são titulares em comum. As pessoas tem de contribuir com bens ou serviços para o exercício de atividade econômica e a partilha, entre si, dos resultados.
    Sociedade comum e qualquer sociedade que explora a atividade economica e que ainda não esta registrada e conhecida como sociedade de fato ou irregular.

    BIANCA DIAS RIBEIRO
    RA: 3776770727

    ResponderExcluir
  7. Sociedade Personificada: Considera-se personificada aquela que possui personalidade jurídica; obtida mediante registro de seu atos construtivos no orgão competente. E ainda sse subdividem em sociedade empresária e sociedade simples.

    Sociedade Não Pacificada: Embora estabeleça o novo Código Civil que a personalidade Jurídica da sociedade começa com o registro de seus atos construtivos. Aquela cujo ato contrutivo ainda não foi registrado no orgão competente, ou seja, aquela que não possui personalidade jurídica; se subdividem em sociedade em comum sociedade em conta de participação

    Janaína Oliveira RA: 4251864591

    ResponderExcluir
  8. Sociedades Personificadas
    São as sociedades que tem a sua constituição e desenvolvimento da atividade empresarial dentro de uma formalidade legal distinguindo a personalidade jurídica da empresa da pessoa dos seus sócios.As sociedades personificadas estão divididas em sociedade simples e sociedade empresarial.

    Sociedades não Personificada
    Tratando de direito societário existe uma regra geral, onde encontramos uma personalidade jurídica distinta da sociedade em relação à personalidade de seus sócios, decorrendo de um efeito em relação à responsabilidade desses.As sociedades não personificadas são divididas em sociedade em comum e sociedade em contas de participação.


    PRISCILA SANTOS SILVA 1299188717

    ResponderExcluir